Marketing, O que é?

Estágios do Ciclo de Vida do Produto

Papo Acadêmico: Existem cinco estágios do ciclo de vida do produto: Estágio de Introdução; de Crescimento; de Maturidade e Saturação e por último de Declínio.

Estágio de Introdução: É quando o bem ou produto é introduzido no mercado. Possui uma venda inicial baixa e cresce vagarosamente, sendo uma fase mais arriscada e cara, pelo fato dos produtos não serem aceitos pelo mercado. Possui uma decisão de fixação de preço e determinação dos canais de distribuição. Utiliza-se como técnica de projeção, a pesquisa direta com o consumidor.

Estágio de Crescimento: Quando o produto é aceito pelo público, ela entra na fase de crescimento. As vendas e a lucratividade crescem rapidamente, pois o mercado se encontra em expansão. Existem dois tipos de consumidores, os inovadores, que experimentam e testam o novo produto e os imitadores, que são aqueles que conhecem o produto através de um amigo, vizinho.  Nesse estágio surgem os concorrentes. As decisões a serem tomadas dizem respeito à expansão da capacidade produtiva, estratégias de marketing e ao planejamento da produção. Na projeção de demanda, podem ser utilizadas técnicas estatísticas, para indicar possíveis inflexões no crescimento das vendas.

Estágio de Maturidade e Saturação: As vendas passam a ter um crescimento desacelerado, onde os lucros começam a cair. Existe a possibilidade do surgimento de novos produtos no mercado com a finalidade de estender a duração do ciclo. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas, onde o produto depende das condições econômicas. As decisões estão relacionadas à promoção, fixação de preço, com ênfase nos estoques.

Estágio de Declínio: existem várias razões para que ocorra o declínio, tais como: surgimento de novos produtos mais eficazes; a substituição de um produto por outro melhor e a falta de necessidade pelo produto. Ocorrendo esse declínio, diminui a quantidade demandada, fazendo com que muitos produtores abandonem o mercado. Necessita de uma transferência das instalações produtivas, o esforço do marketing. Utiliza como projeção a analogia histórica, a análise de regressão e a pesquisa de mercado. A importância dessa análise pode ser de grande utilidade para a projeção da demanda de um produto, também serve como força externa à firma, no sentido de provocar mudanças estratégicas dentro da própria empresa.

About these ads
Standard

4 thoughts on “Estágios do Ciclo de Vida do Produto

  1. Pingback: Ciclo de Vida do Produto « PUBLICIFIQUE!

  2. Gabriel laudari diz:

    Pela ótica da engenharia de produção, a etapa mais importante, no meu ponto de vista, não foi abordada. Esta seria o desenvolvimento do produto, onde todas as etapas seguinte (introdução,crescimento, maturidade e declinio). Nela, possíveis desvios podem e devem ser abordados afim de que as possíveis ações corretivas sejam elaboradas antecipadamente e situações como o encurtamento do período de maturidade tenha plano´s B.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s