O que é?

Vídeos Virais

Marketing Viral são aquelas técnicas usadas pra explorar as redes sociais de grande e média visualização para divulgar uma marca, um produto ou um serviço.

A idéia de um vídeo viral é “infectar” a rede, mas sem ser identificado pelos receptores como uma ação de uma empresa/organização.

Um vídeo viral é postado na web por um “ilustre desconhecido”, nunca que uma agência vai levar crédito, por mais que tenha sido ela, jamais levará crédito. Por que a estratégia de um viral é persuadir o consumidor sem expor a empresa/organização diretamente, porque quando você vê um viral não imagina a marca, imagina o impacto e é mais efetivo na comunicação. É como se o consumidor se livrasse de preconceitos relacionados à propaganda, como se ele não percebesse que está sendo persuadido, o consumidor acha que está vendo “a marca como ela é”.

É importante lembrar também que nos virais a marca não aparece como destaque, o destaque será a ação do personagem, o que ele está fazendo e a mensagem que está passando, por isso que é tão efetivo o uso de um viral, pois o receptor da mensagem não se vê sendo persuadido, convencido, mas sim se vê na posição daquela pessoa.

Vídeos virais são bem porcos mesmo, bem amador, tipo um cara filmando pelo celular e de repente aparece um logo da Samsung no fundo, bem destacado. Pode ser alguém falando bem da marca Adidas, por que ela comprou e gostou. Pode ser alguém falando que curtiu a nova blusa que ela comprou porque chamou atenção dos seus amigos, e então recomenda a compra.

Vídeos virais são amadores, não tem custo de produção, aliás, mal tem produção, tem que parecer que é feito por gente comum, como eu e como você. Vai ser muito difícil identificar se um viral foi intencional ou não, se foi algo programado a ser divulgado. E é daí que surge a polêmica, a dúvida nas nossas mentes.

O foco dos virais é criar polêmica, é fazer o consumidor se interessar pelo tal vídeo, fazer esse internauta divulgar esse vídeo. Divulgando o vídeo a marca que aparece “sem querer” é divulgada junto. Vídeos virais viram mania na internet, quem é que não se lembra do clássico vídeo do Ronaldinho Gaúcho acertando várias vezes a bola na trave? Ou aquele vídeo da mocinha rebolando e jogando Wii?

Viral Wii

É viral por que mostra o consumo do produto, por que mostra a consumidora se divertindo com o produto. Pode – se perceber que é o Wii só pelo jeito que ela usa o vídeo – game, pela forma como a personagem quer mostrar a novidade para todos!

É um viral porque não mostra explicitamente a marca, mas sim deixa pressuposto o que é. Acima de tudo é viral pelo caráter de espontaneidade do vídeo, bem caseiro mesmo.

Viral Nike

É viral porque dá pra ver, claramente aliás, no começo do vídeo o par de chuteiras na maleta dourada sendo entregues ao jogador, além do logotipo da Nike no fundo. É viral por que a idéia que o vídeo passa é que o “malabarismo” que o jogador consegue fazer durante a filmagem só foi feita porque ele estava usando as chuteiras especiais da maleta dourada.

E, em especial, é viral pelo cumprimento que o jogador dá no “cara” da chuteira, como se fosse um agradecimento por aquilo.

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s