Comunicação, Diversos, O que é?

Publicidade, Propaganda e Peça Publicitária

O que é publicidade?

A atividade da publicidade em si, está relacionada à difusão de idéias de uma minoria para uma maioria. O foco é transmitir a mensagem de forma que impacte um grupo grande de pessoas, gerando um feedback para o emissor.

A atividade publicitária está ligada a empresas, produtos, serviços e ao mercado, dado que o principal de qualquer forma de publicidade é promover e aumentar as vendas.

A área publicitária está subdividida em diversas funções, tais como Atendimento, planejamento, mídia, criação, redação publicitária, produção, entre outras que serão dissertadas abaixo.

Para que serve a publicidade?

Para anunciar. Essa é a função básica da Publicidade. Comunicar  alguma coisa para alguém.

Atualmente, a função publicidade é vinculada ao anúncio, à comunicação de dados específicos sobre um produto, uma marca, um serviço para um publico específico.

O sentido que conhecemos de publicidade foi dado após a Revolução Francesa (1789), foi a partir daí que a publicidade iniciou a trajetória de desenvolvimento e crescimento para os padrões que conhecemos atualmente.

Para quem não se lembra, foi a partir da Revolução Francesa que a indústria francesa começou a realmente crescer e se estabelecer no mercado internacional, isso graças à uma dura política de produtos e de exportação, que demandava dos fabricantes qualidade nos produtos. Um dos produtos que datam dessa época e que até hoje são famosos no mundo, graças a essa política francesa é o Perfume.

Publicidade e Propaganda são coisas diferentes

A confusão entre os termos Publicidade e Propaganda é constante e comum, sendo que os dois termos se transformaram em sinônimos, porém há um diferencial entre os dois termos. Usualmente os dois termos são tratados como a mesma coisa, sendo aceito o uso de um pelo outro.

Publicidade, como já descrito, é o ato de comunicar alguma coisa para alguém. Trata-se da propagação de informação, sendo assim, um processo comunicacional.

Propaganda é a forma como essa comunicação é apresentada. O objetivo da propaganda é persuadir o consumidor e levá-lo a efetivar a compra. Dessa forma, propaganda é, então, uma ferramenta da publicidade.

Propaganda e Peça Publicitária também não são a mesma coisa, muito menos sinônimos.

Peça Publicitária consiste em uma das formas de propaganda. É um recurso da propaganda e um recurso da publicidade. É uma das ações criadas para comunicar. As peças estão inclusas na campanha, podem ser lidas (compreendidas) individualmente, porém, fazem parte de um todo, que é a campanha.

Standard

One thought on “Publicidade, Propaganda e Peça Publicitária

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s