Comunicação, Marcas, Marketing

Tweets Patrocinados

O novo foco do Twitter

Desde o dia 14 de Abril de 2010, a empresa anunciou sua nova abordagem de negócios. A empresa que sempre defendeu o desenvolvimento de um site voltado para a experiência do usuário passou a investir mais em si mesma. De 2009 para cá, a empresa passou de 25 funcionários para 175 funcionários. O valor da companhia passou de US$100 milhões para US$ 1 bilhão de dólares.

A vantagem de anunciar algo ou de fazer alguma forma de divulgação na rede, é que o usuário entende aquilo como uma coisa mais pessoal, mais selecionada, se sente uma pessoa especial por estar recebendo aquela manifestação da empresa, a divulgação por estar fora dos padrões convencionais, aproxima – se dos clientes em potenciais, que dão mais credibilidade à mensagem.

O twitter ainda não possui uma ferramenta destinada diretamente à publicidade de produtos e serviços, que esteja desenvolvida e madura, o que não quer dizer que o site não serve como ferramenta de divulgação de propaganda, ao contrário, há muita divulgação pelo twitter. Pode – se destacar exemplos como empresas de renome no mercado, novas empresas, artistas divulgando seus trabalhos e suas agendas, pessoas que querem divulgar seus blogs, twitteiros que divulgam seminários e vários tipos de serviços.

Uma novidade na propaganda no Twitter

Conforme anunciado por Biz Stone, um dos fundadores da rede social Twitter, a partir do dia 13/04/2010, serão abertos espaços publicitários na rede social, esses espaços serão compostos por mensagens padronizadas que serão disponibilizadas nos resultados de buscas realizadas no próprio site. A nova ferramenta já possui interessados, como a Starbucks, a Virgin America e a RedBull.

O critério para divulgação das mensagens, segundo o próprio criador, serão os seguintes: As mensagens serão repassadas àqueles usuários que demonstrarem interesse, aos que já são seguidores do perfil da marca e àqueles que possuírem perfil relevante para a empresa, que considerem os “tweets promovidos” (como foi apelidado) relevantes.

Stone ainda afirma que “Apesar da insistência teimosa para a propaganda, preferimos uma lenta e cautelosa aproximação da publicidade, colocando os usuários em primeiro lugar e gerando renda ao mesmo tempo”. Stone defende que a liberdade e vontade do usuário vêm em primeiro lugar, o que já é a política do Twitter desde sua criação. “Os anúncios aparecerão como tweets normais. Depois, pode ser que sejam colocados abaixo das páginas de busca. Mas, se os assinantes não interagirem com eles, serão retirados de lá”

A nova estratégia de comunicação empresarial do twitter objetiva o lucro para a empresa, claro, porém os resultados só serão obtidos em longo prazo, pois segundo Stone, por enquanto, só estão sendo feitos investimentos, por parte do Twitter, para o desenvolvimento da nova ferramenta.

A lenta e cautelosa Aproximação da Publicidade e do Twitter

Estreou o serviço de tweets patrocinados, que foram anunciados pelo Twitter em Abril de 2010. No dia 16/06/10, o Twitter vinculou o primeiro Trending Topic patrocinado, que são justamente os Promoted Tweets.

Quem estreou o serviço foi a Disney/Pixar, o produto escolhido foi a nova animação Toy Story 3. Os anúncios serão feitos da seguinte forma: Serão colocados no Trending Topics a tag que remete ao filme e ao lançamento, nos resultados de busca relacionados às palavras chaves e através de tweets (na forma convencional como conhecemos).

O Trending Topic será devidamente identificado como promovido, assim, o usuário poderá saber que se trata de publicidade. Porém, segundo o fundador do Twitter, Biz Stone, se os usuários do site não interagir com o tweet promovido, ele pode desaparecer dos TT´s.

Neste vídeo, há uma breve explicação sobre como funciona o recurso que o Twiter disponibiliza.

Neste outro vídeo,  da CBS, Biz Stone, explica um pouco melhor o que são os Promoted Tweets para Katie Couric.

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