Marketing, O que é?

Mix de Mercado

O Composto de marketing, também conhecido como “Mix de Mercado”, foi formulado por Jerome McCarthy, em seu livro Basic Marketing (1960). O composto de Marketing trata-se de pontos que são de interesse de corporações para planejar, manter e cumprir com seus objetivos de Marketing no mercado.

O Composto de marketing é composto pelos famosos 4P’s, divididos em: Produto, Praça, Preço e Promoção. Esses quatro P’s distinguem a forma como a empresa planeja e aloca no mercado seus produtos/serviços. Conta com a forma como será distribuído e planejado todo o marketing do que será oferecido ao consumidor.

Produto: Está relacionado ao que será ofertado no mercado, o que a empresa tem a oferecer a seus consumidores. Relacionado diretamente ao cliente.

Nesta categoria estão relacionadas todas as variáveis que afetam diretamente o produto, tais como variedade de produção, qualidade, design, características, marcas, serviços, garantias.

Preço: Relacionado ao valor que será cobrado e à adaptabilidade desse valor no mercado em relação ao consumidor, concorrência, custos de produção, venda e de lucro.

Praça: Relacionado a todas as tarefas que a empresa terá que planejar e executar envolvendo a entrega do produto ao consumidor, tais como esforços em distribuição e logística, canais, cobertura de locais de venda, variedade, estoque e transporte.

Promoção: São todas aquelas tarefas que devem ser feitas visando comunicar e promover o consumo do produto ofertado, tais como marketing direto, publicidade, ponto-de-venda, relações públicas, entre outros.

Os quatro fatores do composto de marketing estão inter-relacionados, já que, decisões de uma área afeta as decisões das demais. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva. Por exemplo, a campanha promocional provavelmente será construída em torno de um tema de “preços baixos, baixos”. Em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na frente. Por exemplo, o produto deve ter características que justifiquem um preço mais alto, e a promoção deve criar uma imagem de alta qualidade para o produto.

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