Diversos, Tecnologia

Cidadania virtual x Cidadania real

Vim hoje falar sobre Cidadania… Sobre o conceito de que tantos lutamos para ter no mundo real, mas que na hora do ‘vamos ver’ somos realmente uns bundões.

Cidadania significa a luta pelos direitos do cidadão na sociedade e o cumprimento de deveres que um indivíduo tem perante a sociedade. Trata-se, utopicamente, da troca entre o que devemos fazer e o que devemos receber em volta.

No mundo real somos verdadeiros estagnados em relação à cidadania… Por que, por mais, que queiramos fazer parte desse mundo, na hora H todo mundo amarela e broxa, não dá sua opinião e não faz nada para mudar.

Veja bem, palpites nós damos vários, pensar no que fazer, no que mudar, em como se portar nós sabemos fazer, mas e aí? É só isso? Quando se trata de por a mão na massa e fazer acontecer é raro alguém se manifestar, mas criticar a gente sabe muito bem.

Vim aqui pra analisar um caso que me chamou atenção, estou com esse post na cabeça há mais de mês, mas só agora tomei coragem para realmente dissertar sobre o assunto… Que tal pensarmos que a cidadania que temos no mundo virtual é muito mais do que a que temos no mundo real?

O Google lançou uma novidade no mês passado: Os scraps privados.

A novidade foi lançada no dia 09/Junho/2010 e consistia na publicação de todo e qualquer scrap, mandado ao usuário ou postado pelo usuário, na página de atualizações. Assim, toda vez que um amigo seu mandasse um scrap pra alguém este estaria disponível na página principal, para todos os amigos ler.

No dia, a maioria dos usuários, pelo menos do meu Orkut, enviou a seguinte mensagem: “Usando mais o facebook”, a novidade do Orkut foi encarada como invasão de privacidade e totalmente desnecessária por seus usuários.

A parte da cidadania entra no fato de que os usuários não ficaram simplesmente navegando e esperando que o Google mudasse isso, pelo contrário, foram criadas comunidades protestando contra isso, frases em murais reclamando a nova ferramenta e pessoas migrando, teve, inclusive, três casos de ‘greve de scrap’, isso no meu Orkut.

Os usuários fiéis da rede social não ficaram quietos diante da ferramenta considerada inapropriada, ao contrário, tomaram ação e conseguiram o que queriam, tanto deu certo, que a Google removeu a função apenas três dias depois.

O que me chamou atenção foi justamente essa cidadania virtual que nos fazemos ter, em três dias usuários da rede social dobrou o gigante Google, mas no mundo real ficamos divulgando meses e implorando por assinaturas para o Projeto Ficha Limpa, ficamos tentando melhorar a situação com poucas ações e muitas palavras.

Que tal pensar um pouco nisso?

Observação: Hoje o Google retomou a ferramenta, com o diferencial de que o usuário pode selecionar como vai enviar o recado, se será visível para amigos, privado ou público (postado no mural). Vamos ver como os usuários da maior rede social do Brasil se portam dessa vez com a novidade.

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s