Comunicação, Diversos, O que é?

Figuras de Retórica

Retórica consiste no processo de persuasão do interlocutor através da oratória, porém na linguagem publicitária, pode ser também através de outro meio de comunicação.

O termo provém do conceito aristotélico, que consiste em convencer o receptor da mensagem de que o emissor está correto através da argumentação.

É importante lembrar que a retórica não estabelece conceitos maniqueístas de certo e errado, mas sim no convencimento de um ponto de vista através de argumentação do emissor da mensagem.

Segundo o modelo proposto, a persuasão do consumidor parte de alguns princípios:

– Pensar – Elaboração da Idéia

– Falar – Consiste na apresentação da idéia

– Argumentar – Defesa do ponto de vista através da argumentação

– Persuadir – Levar o interlocutor a concordar com o ponto de vista apresentado

– Convencer – Concordância e convencimento do interlocutor

Na Publicidade, a retórica se torna um elemento bastante importe, porém o uso deve ser aplicado com cautela, já que com o mínimo de esforço pode-se ultrapassar a barreira e passar a ser vista como manipulação de ideias.

Na linguagem publicitária, a persuasão do consumidor está unida à imagem e ao discurso, o que a torna mais convincente e útil. Não apenas citar o produto, a propaganda leva o receptor da mensagem a ser convencido dos benefícios do produto, sejam eles funcionais ou simbólicos.

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s