Marketing

Segmentação de Mercado

O foco de segmentar o mercado é separar uma parcela do todo que possui características semelhantes. O tipo mais comum de segmentação é a demográfica, que divide os consumidores de acordo com sexo, idade, classe social, nível cultural e localização geográfica. Com essa segmentação é possível obter um panorama geral do público que será o alvo de uma campanha.

A segmentação demográfica também permite que sejam coletados dados numéricos e estatísticos sobre uma parcela da população, porém é considerada incompleta, já que é possível encontrar indivíduos que possuem características diferentes entre sim, mesmo tendo características demográficas iguais.

Exemplificando:
Vamos supor dois estudantes que freqüentem a mesma universidade, tem a mesma idade, morem na Zona Oeste e pertençam à classe B. Até aqui a segmentação funcionou, mas vamos olhar mais de perto.

O primeiro estudante cursa administração, estagia numa multinacional, seu foco é obter maior destaque profissional. Consome marcas da moda, vistosas e coleciona CD´s e livros de negócios. Como lazer opta por cinema e sair com a namorada.

O segundo estudante cursa publicidade, é adorador de arte e pintura e nunca perde uma bienal, compra roupas em brechós e não consome grandes marcas. Trabalha em uma produtora e atua desde o motorista, produção do set de filmagem até planejamento e iluminação. Ouve Rap e música alternativa, frequenta bares e baladas e adora viajar.

Percebeu a diferença?

Apesar de demograficamente serem semelhantes, os dois possuem estilos de vida diferentes que guiam suas decisões de consumo.

Como resposta a esse impasse, Kotler propõe, como forma de aperfeiçoar o segmento que será trabalho, a segmentação baseada em quatro grupos:

1. Fatores culturais – São aqueles fatores que influenciam na formação do indivíduo, consiste nas preferências e percepções do consumidor. São subdivididos em: Cultura, Sub-cultura (grupo étnico) e Classe Social (ocupação, nível educacional, bairro)

2. Fatores Sociais – Grupos de referência, família, amigos, papel social e posicionamento social.

3. Fatores Pessoais – Trata-se da forma como o consumidor vê a si mesmo. São considerados fatores como idade, estágio no ciclo de vida, ocupação, estilo de vida.

4. Fatores Psicológicos – Motivação, Percepção, Aprendizado, Crenças e Atitudes do consumidor.

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