Diversos, Marketing

O USO DA PSICOLOGIA NA PUBLICIDADE

O uso de ramificações da psicologia na publicidade começou na década de 20. Os anúncios criados para esta época eram voltados para a exaltação de características do produto, as peças eram cheias de adjetivos e palavras que prendiam a atenção do consumidor pelo fascínio, vistas como verdadeiros exercícios de exaltação na redação publicitária. Porém, apenas o uso de belas combinações de palavras não eram o suficiente no processo de persuasão do consumidor, foi a partir de então que a publicidade passou a “pegar emprestados” alguns conceitos da psicologia para tornar o processo mais eficaz.

Além de investigar o comportamento do consumo, a psicologia também teve a responsabilidade de criar modos de influenciar esse comportamento, cabia à psicologia analisar e estudar as variáveis dos consumidores, tais como crenças, tendências e motivações dos consumidores.

Para compreender as necessidades do consumidor não basta apenas segmentar o mercado, é uma tarefa que deve ser mais técnica, se tornando assim mais complicada e difícil, por isso para compreender melhor o que impulsiona o consumo de determinada marca e/ou produto pelo indivíduo, recorremos a teorias de psicologia para aplicá-las ao marketing.

Com a ajuda das teorias de motivação, necessidades, percepção e personalidade, tiradas da psicologia, é possível analisar melhor o consumidor e limitar melhor a seleção do público-alvo para a campanha. A praticidade desse sistema está estampada na quantidade de empresas que utilizam essa forma de compreensão.

Como o tema é bastante extenso eu irei publicar aos pouquinhos aqui no blog, com as devidas definições e aplicações. O tema foi dividido em quatro partes: Motivação, Necessidades, Personalidade e Percepção, que são os fatores que afetam diretamente o consumidor e seu consumo.

Espero que gostem!

Adriana Boaski

Links diretos:

Parte I – Motivação

Parte II – Necessidades

Parte III – Personalidade

Parte IV – Percepção

Standard

3 thoughts on “O USO DA PSICOLOGIA NA PUBLICIDADE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s