Diversos, Psicologia

NECESSIDADES (Parte II)

Em Psicologia do consumidor se estuda a forma como os estímulos feitos ao indivíduo estimulam a criação de desejos e necessidades. Esse ‘despertar’ pode ser emocional, cognitivo ou fisiológico.

Antes de distinguir os três tipos de necessidades, separemos primeiro os conceitos de necessidade e desejo.

Necessidade consiste no conjunto de fatores que são realmente essenciais para a sobrevivência do indivíduo, tais como comida, sexo, abrigo, ar, água. Já desejos são padrões criados na mente do indivíduo para estimular o consumo, a publicidade age como atenuante na criação de vontade de consumo, se valendo de apelos em anúncios e propagandas.

Despertar Fisiológico

Consiste nas condições que o indivíduo se sente em determinado momento, como a queda na temperatura que causa arrepios.

O que a publicidade faz é tentar despertar e remeter à pessoa uma situação que remeta à necessidades fisiológicas (alimento, ar, água, abrigo e sexo) e, então, através de uma necessidade promover o consumo.

Despertar Emocional

Surge a partir de um momento de tensão do indivíduo, a tensão criada é entre o que ele é de fato e o que ele deseja demonstrar que é, além do que ele deseja se tornar. É aquele momento em que a pessoa entra em conflito entre a realidade que vive e seu mundo imaginário.

Despertar Cognitivo

É estimulado a partir da lembrança que o indivíduo possui. O sujeito remete o uso da marca/produto usado em experiências anteriores para sua tomada de decisões no presente. O exemplo mais comum, adotado em livros de psicologia, é quando o indivíduo opta pela compra de determinado produto e/ou marca por associações a infância.

PIRÂMIDE DE MASLOW

Abraham Maslow é um famoso psicólogo clínico que elaborou uma teoria sobre as motivações humanas, organizada em cinco níveis de necessidades, cada nível deve ser suprido antes que o indivíduo passe para o seguinte, a pirâmide deve ser lida de baixo para cima, ou seja, o nível mais básico é a base.

Do ponto de vista mercadológico, a pirâmide de Maslow possibilita que o posicionamento estratégico da empresa seja feito de forma mais eficaz, já que será feito sabendo, mais ou menos, o que o consumidor deseja nesta fase do ciclo, o que o motiva e o que ele busca e procura.

Último post: Motivação

Próxima parte do Post do Uso da Psicologia na Publicidade – Personalidade.

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