Diversos, Psicologia

PERSONALIDADE (Parte III)

O que é?

Quando tratamos do termo personalidade nos referimos ao conjunto de características do indivíduo que determinam a forma como este reage ao ambiente em que está inserido. A principal característica da personalidade é a exclusividade, é possível encontrar pessoas com características de personalidades semelhantes, mas nunca duas pessoas iguais, já que a personalidade do indivíduo é formada por crenças, valores e morais de cada indivíduo.

Foco

O foco da abordagem do tema em publicidade se dá para auxiliar o planejamento de comunicação e torná-lo mais eficaz. Empresas buscam conhecer ao máximo seus consumidores para elaborar estratégias de mercado. O momento mais crucial e mais citado em livros que tratam do assunto é quando a organização planeja o lançamento de alguma novidade no mercado, nesses momentos é essencial reconhecer a forma como os potenciais compradores responderão ao produto e à sua possível aceitação.

Tipos de Consumidores

1. Inovadores ou Entusiastas

É o tipo de consumidor que tem prazer em explorar e descobrir novidades, que gosta de ser associado a essas descobertas e à tecnologia. Correspondem aos “aprovadores”, se esse grupo não ver nada de especial no produto, na maioria das vezes, ele não tem chances de vingar no mercado.

2. Adeptos iniciais ou Visionários

Primeiro grupo de compradores efetivamente. São pessoas que gostam de se destacar e mostrar conhecimento de novidades no mercado, veem a busca por produtos como diferencial e são extremamente exigentes nas escolhas de produtos para consumo.

3. Maioria inicial ou Pragmáticos

A maior parte dos consumidores. Não se importam necessariamente com a novidade, mas não querem ser deixados para trás. Consomem quando obtém informações confiáveis sobre o produto. Seu objetivo de consumo é evoluir e não revolucionar, como o caso dos anteriores.

4.Maioria tardia ou Conservadores

São aqueles que são pessimistas em relação à adoção de novos produtos, aguardam a fixação deste no mercado antes de aderir à novidade. Em geral, são consumidores que aguardam liquidações e pontas de estoque.

5. Retardatários ou Céticos

Corresponde ao grupo de consumidores mais críticos, apegados às tradições de consumo, só aderem às novidades quando são “obrigados” ou por falta de opção.

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