Artes

Arte Italiana em Alta Definição

Não está relacionado diretamente à Publicidade, mas tem a ver, bom pelo menos, na minha faculdade nós estudamos diversos movimentos artísticos e diversos artistas, para que possamos ter referências para criação, por mais que seja escolhido marketing, é como uma preparação para o que está por vir e as formas como podem ser trabalhadas as influências na publicidade. Demorei algum tempo para que essa ficha caísse e já era um projeto antigo colocar um pouco de arte aqui.

Hoje pela manhã (Sábado – 02.10), o @link_estadao postou uma novidade bem legal, então estou transcrevendo aqui a notícia e as imagens, com os devidos links.

O Nascimento de Vênus

Imagine estar tão perto da obra “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, que você pode ver os detalhes das mechas do cabelo loiro de Vênus, os tons de rosa nas suas bochecas e as rachaduras desta pintura centenária.

A sensação agora está a um clique de distância. Esta semana, uma empresa italiana publicou em seu site imagens em alta definição da pintura de Botticelli e de outras cinco obras-primas expostas na galeria Uffizi em Florença, Itália, incluindo trabalhos de Caravaggio e Leonardo da Vinci.

o aproximar a imagem com o mouse, os menores detalhes das pinturas aparecem na tela — mesmo aqueles que não são visíveis quando vistos no museu, que separam o público da obra por uma distância de segurança.

Mario Resca, um representante do Ministério da Cultura italiano que trabalhou no projeto, diz que é como observar uma pintura “com uma lupa gigante”.

Detalhe do jarro de vinho em "Baco", de Caravaggio.

Na obra “Baco”, de Caravaggio, por exemplo, é possível ver o traço de um minúsculo autorretrato que o artista pintou na jarro de vinho, bem como as pequenas bolhas de ar na borda do jarro de vinho. Em “A Anunciação, de Leonardo da Vinci, os internautas podem observar as pinceladas que formam o mar ao fundo e o delicado tecido por baixo da Bíblia.

As imagens têm uma resolução que chega a 28 bilhões de pixels, diz Vicenzo Mirarchi, CEO da empresa Haltadefinizione, que digitalizou as imagens. É uma resolução cerca de 3 mil vezes maior do que a de uma câmera digital convencional.

A empresa havia feito um projeto semelhante com a conhecida obra “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, há três anos, mas a tecnologia avançou desde então. Hoje, ela mostra detalhes de um centésimo de milímetro.

As imagens são feitas a partir de centenas de fotografias de pequenas partes de cada obra e então combinadas entre si para compor a pintura inteira. A iluminação é crucial, diz Mirarchi.

Segundo os responsáveis, a tecnologia não danifica as pinturas, já que utiliza o mínimo de luz e não emprega raios infravermelhos.

As reproduções abrem um novo espaço para pesquisadores e amantes da arte estudarem uma obra à distância, mas também representa um documento histórico das pinturas.

Os responsáveis também esperam que o projeto atraia jovens ligados em tecnologias e outras pessoas em potencial. Eles dizem que a visita virtual vai atrair — e não afastar — muitas dessas pessoas a fazerem uma visita ao museu.

“Tudo que colocamos online ajuda a promover o conhecimento de uma obra-prima como essas”, afirmou o representante do Ministério da Cultura em entrevista nesta sexta-feira, 1.

Detalhe do tecido sob a Bíblia em "A Anunciação", De Leonardo da Vinci

“Novas audiências são importantes para nós: jovens, famílias, trabalhadores”, ele disse. “Alguns vão se apaixonar.”

As imagens vão ficar online, gratuitamente, até 29 de janeiro do ano que vem.  Depois, a Haltadefinizione diz que poderá digitalizar mais pinturas e eventualmente criar um museu virtual.  A empresa, com sede em Novara, no norte da Itália, produz imagens de pinturas para publicações especiais e para exibições multimídia de museus.

FONTE: Link – estadao.com.br

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s