Marketing, O que é?

Nanopublicidade

Nanopublicidade é Cauda Longa?

Não, não é!

Nanopublicidade trata de como as marcas podem redirecionar o Marketing e a Publicidade para maximizar resultados na era pós digital. O que mais se assemelha da cauda longa é uma pequena parte da metodologia da Nanopublicidade que é a criação das Nano ofertas nas empresas.

Em 1897, Vilfredo Pareto, estudando os padrões de riqueza da sociedade do século XIX constatou que 20% da população mais rica da Inglaterra detinha 80% da riqueza. Este conceito vem sendo utilizado no mundo dos negócios para definir prioridades de investimentos, por exemplo: uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita. Depois de aperfeiçoado para o marketing o conceito foi batizado de Curva ABC, o mais importante é que esse conceito mostrou estar equivocado na era pós-digital em empresas pós-digitais como Google e Amazon ( para dar alguns nomes ). Chris Anderson, em seu livro “A Cauda Longa”,  estudando a Amazon analisou que grande parte da receita da loja vem de títulos que em livrarias “tradicionais” não estariam em estoque por terem poucas vendas. Ele constatou que uma grande livraria nos Estados Unidos possui um estoque médio de 100 mil títulos, enquanto a Amazon possui mais de 3 milhões de livros em “estoque”. Porém, a Amazon possui uma parcela significativa de seu faturamento dos títulos menos populares.
As Nano Ofertas são criadas a partir dos Nanonichos e Nanoprodutos. Estamos falando em milhões de ofertas em músicas, livros, filmes etc. Os produtores desses conteúdos seriam os Nanomúsicos trabalhando com Nanogravadoras, um nanolivro como esse que foi escrito por um nano autor publicado pela Label 1, uma Nano editora especializada em inovação e vendido exclusivamente para I-pads etc, Nanofilmes produzidos por Nano Estudios de cinema e que usam salas de cinema na internet como Youtube entre outros.

Essas Nano ofertas combinam com o desejo do consumidor de descobrir produtos fora do “hit” veiculado nos meios massivos, hits vendidos nas grandes gravadoras, hits das grandes editoras etc. Embora a Nano oferta também pode ser realizada em uma grande empresa desde que algumas mudanças aconteçam, ao começar pela criação do Nano Marketing.

A Nanopublicidade é uma nova metodologia que permite investir em publicidade de forma inovadora e aumentando o Roi, ela pode ser usada na divulgação das Nano Ofertas, mas não só isso.

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Acabei recebendo um release do lançamento de um livro que aborda justamente esse tema e fiquei bastante interessada, o livro é de Roberto Guarnieri, empresário e publicitário com mais Group.

A obra traz também um estudo aprofundado dos pilares do digital life style na chamado mundo pós digital.  Toda esta pesquisa está somada a experiência do empresário Roberto Guarnieri, que presenciou e contribuiu para a chegada da internet no Brasil, com mais intensidade em 1996, quando iniciou também seus primeiros negócios neste segmento e a disseminação da publicidade na América Latina desde o lançamento no Brasil da A1 que teve como primeiro cliente o lançamento da LG no Brasil.

Nesta nova era, por mais que o público busque formas de interagir e participar de tudo o que o cerca, ele não abre mão do seu direito a informação. Por isso, a Nanopublicidade sugere uma propaganda pertinente, deixando de ser apenas comercial e passando a ter conteúdo.

Dentre outras vantagens da Nanopublicidade apontadas no livro, Guarnieri cita precisão, escala de público e a integração com a publicidade clássica, que não deixa de existir. Mas o principal motivo, segundo ele, é a compreender que “evitar desperdícios de qualquer natureza é uma ideia sustentável, inclusive na publicidade”.

 

FONTES:

Site Oficial – Nanopublicidade

E-mail Lilian Comunica

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2 thoughts on “Nanopublicidade

  1. Pingback: Tweets that mention Nanopublicidade « Na Publicidade! -- Topsy.com

  2. Parabéns pela matéria. Porém gostaríamos de deixar nosso site para outras informações adicionais a respeito de otimização e também sobre sites de apoio.
    Nossa empresa, precursora na Otimização de Sites no Brasil desde 2003, desenvolveu uma nova metodologia para expor sua empresa no topo do Google denominada Otimização Full Visibility. Acredite, é a melhor divulgação que você pode fazer para a sua empresa com o menor preço do mercado. Fale Conosco! http://www.otimizacaodesite.srv.br
    Obrigado

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